Novembro Azul combate o câncer de próstata em Porto Seguro

Compartilhe

Depois do mês de outubro direcionado as ações de saúde da mulher, com atividades para combate ao câncer de mama, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro inicia o 5º Novembro Azul. Segundo a assessoria de comunicação, este ano, o município visa mobilizar a população masculina no rastreamento para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para ações de combate ao diabetes mellitus, dentro do programa de assistência integral à saúde do homem. As unidades de saúde da família do município estão envolvidas nessas atividades, alertando sobre a necessidade de cuidado preventivo.

Os homens devem aproveitar a oportunidade de coletar de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico), para o exame que indica a possibilidade da existência do câncer de próstata, que é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem chance de cura. Segundo a secretaria, o município disponibiliza avaliação com urologista, coleta de sangue e encaminhamento de biopsia nos casos suspeitos, bem como o tratamento aos pacientes diagnosticados com a doença.

Indicadores

Apesar do câncer de próstata ser considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, a prevenção contra este mal deve começar cedo, a partir dos 45 anos, pois o desenvolvimento deste tumor se dá de forma lenta. Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 68.220 novos casos serão diagnosticados no Brasil, para cada ano do biênio 2018-2019, sendo a quarta causa de mortes no país. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, a doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *