Morre Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos, confira a biografia

Compartilhe

Morreu, nesta quinta-feira (27/12), a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, aos 93 anos. Ela estava internada em um hospital de Santo Antônio de Jesus, no recôncavo baiano. Diversas autoridades, acadêmicos, artistas e boa parte da sociedade baiana em geral sentiram a perda de uma das maiores lideranças religiosas do estado e do País.

Livros – Estudiosa e divulgadora da crença religiosa africana, Mãe Stella foi a 1ª ialorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o Candomblé. Em 2013, foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira 33, cujo patrono é o poeta Castro Alves.

Considerada uma das maiores ialorixás do país, Mãe Stella nasceu no dia 2 de maio de 1925. â?? Foto: Danutta Rodrigues

A ialorixá tem 9 livros publicados, entre eles “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, “Epé Laiyé- terra viva” e “Ófun”.

No terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, criou o 1º Museu Aberto em uma Casa de Candomblé, onde podem ser vistas as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás.

Resultado de imagem para livro meu tempo é agora de mãe stellaBiografia – Mãe Stella nasceu no dia 2/5/1925, em Salvador. Aos 13 anos de idade foi levada pela tia, que a criava, para o terreiro de mãe Aninha, a fundadora do Ilê Axé Opô Afonjá. Um ano depois, foi iniciada no candomblé. Na juventude, sempre gostou de ler. Formou-se em Enfermeira, profissão que exerceu durante 30 anos.

Em 1976, aos 51 anos de idade, foi escolhida pelos orixás para ser a nova líder do terreiro localizado em São Gonçalo do Retiro, bairro da capital baiana. Mãe Stella foi a 5ª ialorixá a comandar o Ilê Axé Opó Afonjá.

Títulos – Em 1999, Mãe Stella conseguiu que o terreiro fosse tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2005, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia. 4 anos depois, recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A ialorixá também foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, com a Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e a Ordem do Mérito, do Ministério da Cultura.

ENTERRO CONTROVERSO – O local de sepultamento de Mãe Stella, em Nazaré das farinhas, marcado para esta sexta, 28/12,  no entanto, não agradou aos filhos de santo e comunidade do Candomblé de Salvador, pelo lugar não ter vínculo com a ialorixá.

CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE A POLÊMICA

Foto: Terreiro Afonjá/Divulgação