Pataxós fecham a BR 367 em Coroa Vermelha contra extinção da Secretaria de Saúde Indígena

Compartilhe

Governo Bolsonaro estuda acabar com a Secretaria Especial de Saúde Indígena e municipalizar os serviços.

Índios da etnia pataxó realizam protesto, na manhã desta quarta-feira, 28 de março, na aldeia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, extremo sul da Bahia, interditando a pista da BR 367. O protesto é contra a extinção da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), mais uma iniciativa polêmica do governo Bolsonaro.

Nota do Ministério da Saúde

“O Ministério da Saúde esclarece que a realização de ações na Atenção à Saúde Indígena desenvolvidas pela Secretaria Especial de Saúde indígena (SESAI) é uma das atribuições da pasta e que as eventuais mudanças no desenvolvimento dessas ações de vigilância e assistência à saúde aos povos indígenas ainda estão sendo objeto de análise e discussão.

É importante deixar claro que não existe, no momento, medida provisória do governo federal que modifica a política indigenista do país e municipaliza os serviços de saúde de indígenas.

Cabe ressaltar que não haverá descontinuidade das ações. Para isso, o Ministério tem se pautado pela garantia da continuidade das ações básicas de saúde, a melhoria dos processos de trabalho para aprimorar o atendimento diferenciado à população indígena, sempre considerando as complexidades culturais e epidemiológicas, a organização territorial e social, bem como as práticas tradicionais e medicinais alternativas a medicina ocidental.”

Informações: Rádio Cidade FM – Fotos: Cabrália Notícia