Os novatos vão servir de escadas nos partidos onde candidatos a vereador tentam a reeleição

Compartilhe

A maior dificuldade em Porto Seguro e Eunápolis na montagem dos partidos para disputar as vagas nas câmaras municipais está sendo, como alertou há alguns meses o Bahia40graus, convencer os pré-candidatos novatos a servirem de escadas para eleger vereadores que disputam a reeleição. 

Com a nova regra que proíbe coligações, a eleição de vereador passa a ser uma disputa direta dentro de cada partido. Isso significa que os novatos terão muito mais chance em partidos onde não existam os tradicionais puxadores de votos e vereadores disputando a reeleição. 

Em Porto Seguro e Eunápolis, ao menos 30 vereadores devem disputar a reeleição. O encaixe deles nos partidos é a dor de cabeça do momento, porque cada partido terá de ter 26 homens e 8 mulheres disputando na chapa, sendo que a presença de apenas uma candidatura laranja pode resultar na cassação de toda a chapa. 

A saída para os novatos, portanto é a filiação em partidos sem a presença de vereadores com mandato nem ‘estrelas’ locais ou candidaturas turbinadas pelo poder econômico, com vínculos a políticos tradicionais.

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus