Promotora Norma Angélica assume chefia do MP-BA

Compartilhe

A segunda mulher a assumir a chefia do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) é a promotora Norma Angélica, que tomou posse do cargo na tarde de sexta-feira, 6 de março. Antes dela, somente a antecessora Ediene Lousado, havia ocupado o posto.

O ato ocorreu a 2 dias do 8 de março, Dia Internacional da Mulher e simboliza a batalha da mulher na busca de direitos iguais nos espaços de poder e de trabalho. No caso do MP baiano, a nova procuradora-geral de Justiça afirma que o cenário não demonstra tamanha desigualdade, como é visto em outros locais. “É uma luta. A mulher está onde ela quer. Todos nós, hoje, temos oportunidades, lutamos de igual para igual. Dentro da minha profissão, temos esta característica de que não há dificuldade, ao menos aqui no Ministério Público, entre homens e mulheres. Temos condições e, tanto homens, quanto mulheres, disputamos tudo”, disse a nova chefe do MP-BA ao jornal A Tarde.

Norma Angélica também manifestou preocupação com o aumento dos casos feminicídios. Para ela, é preciso que seja realizado um trabalho de conscientização “para que homens deixem de matar mulher”.

“Estamos vivendo, hoje, uma ascensão desse tipo de crime. E não sabemos o motivo. Você não gostar ou não querer bem uma mulher, é um direito. Agora, você praticar crimes, maus tratos…. estamos vendo isso em uma crescente, que precisamos mapear, por exemplo, os bairros em que isso mais tem ocorrido. Mas pelo que tenho acompanhado nas audiências de custódia, isso tem ocorrido em todos os níveis de camadas sociais. Não só entre os mais pobres, mas também na alta sociedade”, relatou a promotora de Justiça em entrevista ao jornal A Tarde.

Natural de Inhambupe, a nova procuradora-geral de Justiça tem 62 anos e ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia em 1992. Foi promotora de Justiça em Ibitiara, Araci, Cícero Dantas e Alagoinhas, sendo promovida para Salvador em 1999. Coordenou o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim). Foi presidente da Associação do Ministério Público da Bahia (Ampeb) e da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Foto: Wagner Souza/BNews