Operação ‘Mata Atlântica em Pé’ flagra mais de 400 hectares de áreas desmatadas na Bahia

Compartilhe

Entre os dias 21 e 25 de setembro, o Ministério Público estadual (MP-BA) realizou a ‘Operação Mata Atlântica em Pé’, em 19 municípios, em parceria com a PM, Ibama e Inema.

A ação fiscalizou áreas na Costa das Baleias, Costa do Descobrimento e Litoral Norte. Durante a operação, foram detectados cerca de 441,76 hectares de áreas com desmatamento na Mata Atlântica. Foram vistoriados 52 locais e lavrados 4 autos de infração, 6 autos de interdição, 1 auto de advertência e 1 de apreensão. 

Também foram emitidos 2 autos de destruição de fornos. “É necessária uma vigilância constante de todos para que a Bahia não figure mais como um dos principais estados que degrada a vegetação nativa da Mata Atlântica”, destacou o promotor de Justiça Fábio Fernandes Corrêa.

Além de integrantes do MP-BA, participaram da ação prepostos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Polícia Militar Especializada (Cippa e Coppa). 

Ainda segundo o promotor Fábio Corrêa, o valor total das multas aplicadas foi de R$842 mil. “Ainda teremos a estipulação do montante das multas referentes à atuação do Inema”, destacou. 

Live ‘Mata Atlântica em Pé’

Nesta sexta-feira, dia 2 de outubro, será transmitida a live “Mata Atlântica em Pé: os desafios e os resultados da operação nacional 2020”. Na ocasião, a coordenação nacional da operação apresentará os dados finais das fiscalizações.