Empresa Alicerce despeja lixo hospitalar a céu aberto em Eunápolis. TV mostrou

Compartilhe

23/04/21 A TV Record mostrou em rede nacional inúmeros crimes ambientais sendo cometidos no lixão de Eunápolis, além do trabalho infantil.

Cenas impactantes foram exibidas na noite de quinta (22) no programa Repórter Record Investigação, de Roberto Cabrini, mostrando a desumana realidade dos lixões nas cidades. Pais de famílias e crianças disputando o lixo com os urubus em busca da sobrevivência. 

Eunápolis

O lixão de Eunápolis, cidade de 120 mil habitantes na Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, também foi mostrado e o programa exibiu cenas flagrantes de crimes ambientais sendo cometidos à luz do dia.

1 – Um caminhão compactador da empresa Alicerce, que faz a coleta de lixo na cidade, foi filmado jogando lixo hospitalar a céu aberto, mesmo com a presença da reportagem da TV Record no local. 

2 – Caminhões limpa-fossa foram flagrados despejando esgoto num córrego próximo ao lixão, esgoto coletado no hospital regional e residências, segundo os motoristas. 

3 – O esgoto polui os mananciais do entorno do lixão e o lixo hospitalar tem alto risco de proliferação de doenças, sendo um problema grave de saúde pública.

4 – Adultos e crianças vivem em condições sub-humanas no lixão de Eunápolis. O problema mexe com o poder público. Leia-se prefeitura, Ministério Público, Conselho Tutelar e governo do Estado.

Passou da hora de se fazer alguma coisa. Em se tratando de lixo, quanto mais o tempo passa, mas o problema aumenta. Em Porto Seguro, a 64 km de Eunápolis, a situação do lixão lá também é dramática.  

As imagens desta matéria são do programa Repórter Record Investigação, exibido na quinta (22).

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus