Entrevista: presidente do Consórcio de Saúde fala da novidade no rateio da Policlínica Regional

Compartilhe

03/05/21 – O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa do Descobrimento e prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos Júnior (PSD), falou ao Bahia40graus sobre a nova data de inauguração da Policlínica Regional de Eunápolis e da novidade no rateio entre os municípios. 

Bahia40graus: Presidente, como fica o funcionamento da Policlínica sem a adesão de Porto Seguro e Eunápolis?

Agnelo: Eu sinto muito pelos munícipes de Eunápolis e Porto Seguro que vão ficar de fora e não vão poder usar equipamentos de saúde de última geração, todos de 1ª linha. Os outros 6 municípios que aderiram ao rateio e vão poder usar a Policlínica vão fazer a sua própria Regulação de consultas e exames, por meio das suas secretarias de Saúde, durante a semana. Eu ainda espero que tanto a prefeita de Eunápolis, quanto o prefeito de Porto Seguro revejam as suas posições de não aderir ao rateio.

Bahia40graus: Para que foi a assembleia do Consórcio de Saúde, nesta segunda-feira (3), realizada no Condesc?

Agnelo: Foi para informar sobre a nova data de inauguração, final de maio ou 1ª quinzena de junho, sobre as contratações que estão em andamento e deliberar o novo rateio, sem alteração financeira, mas com aumento da oferta de serviços para todos os 6 municípios participantes, que terão mais exames e mais consultas ofertadas pela Policlínica. O Governo do Estado assumiu a parte financeira que seria de Eunápolis e Porto Seguro e vai repassar os exames e consultas correspondentes para Belmonte, Cabrália, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga.

Bahia40graus: Falando de Cabrália, cidade que o Sr. é prefeito, qual a vantagem de aderir ao rateio da Policlínica Regional?

Agnelo: Segundo a última estimativa do IBGE, Cabrália tem 28,6 mil habitantes. Nós gastamos com saúde hoje na Policlínica local em torno de R$120 mil em Cabrália. Com a Policlínica Regional esse custo cai para R$40 mil e ainda vamos ter especialidades que não temos na cidade. Com isso, a demanda reprimida vai acabar e a população vai ter acesso ao que existe de mais moderno em exames, com dezenas de especialidades médicas a um custo muito menor do que o preço conveniado na rede privada. Essa é a realidade não só para Cabrália, como para as demais cidades da região.