Governo descarta racionamento de energia elétrica mas a crise é grave

Compartilhe

11/05/21 – A pior seca da história nos reservatórios das usinas hidroelétricas brasileiras motivou o presidente Jair Bolsonaro a alertar a população sobre o problema. O Brasil já está importando energia elétrica da Argentina e do Uruguai, por conta da crise nos reservatórios.

Falando para apoiadores, no cercadinho do Palácio do Planalto, em Brasília, Bolsonaro comentou:

– Demos mais um azar aí. E a chuva geralmente é até março. Agora a gente está na fase que não tem chuva. Mas tudo bem, vamos tentar aí ver como a gente pode se comportar.

Maior seca desde 1931

Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que controla a distribuição da energia elétrica para todo o país, apontam que, no período entre setembro de 2020 e abril de 2021, foi registrada a pior incidência de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas desde que os dados começaram a ser registrados, em 1931.

Conta de luz vai subir

Embora a ONS descarte o racionamento de energia elétrica no futuro, é grande a possibilidade da conta de luz subir, para compensar os gastos com as usinas termelétricas, usadas como complemento ao sistema hídrico de geração de energia. 

Texto da Redação, com informações de O Globo.