12 de maio: Eunápolis faz 33 anos, relembre a história

Compartilhe

12/05/21 – Segundo o relato do agrimensor Antônio Reis, filho do também agrimensor e pioneiro Moisés Reis, em entrevista ao programa Bora Eunápolis, de Neto Guerrieri, na rádio 104 FM, Eunápolis surgiu na década de 40, da necessidade do Brasil construir uma estrada para abastecer as forças armadas durante a 2ª Guerra Mundial, mas que não fosse tão próxima do litoral, para ficar fora do alcance da artilharia naval da época.  

BR 101

O local que hoje está localizada a 3ª maior cidade do extremo sul e a 16ª da Bahia, com população estimada pelo IBGE em 2020 de 114 mil habitantes, também foi ponto de parada de tropeiros, desbravadores, madeireiros e comerciantes, além dos trabalhadores na construção da ligação de Porto Seguro com a área aberta na floresta de mata atlântica para que fosse construída a estrada que mais tarde se tornaria a BR 101. A ligação Porto-Eunápolis também se tornou outra rodovia federal, a BR 367.

Cidade de Eunápio

KM 64 foi o primeiro nome dado a Eunápolis, escolhido por ser a distância de Porto Seguro para aquele pequeno conjunto de habitações precárias. O novo local também foi chamado de Ibiapina e Nova Floresta. O nome da cidade hoje é uma homenagem ao engenheiro Eunápio Peltier de Queiróz, então secretário estadual de Viação e Obras Públicas (1954), que adquiriu 100 hectares de terras compradas de outro pioneiro, Ivan Moura, doando-as depois aos primeiros moradores para a formação do povoado, que fazia parte de Porto Seguro (20%) e Santa Cruz Cabrália (80%). Com a emancipação política em 12 de maio de 1988, assinada pelo então governador Waldir Pires, as proporções foram mantidas para estabelecer os limites do novo município, cujo o nome significa “cidade de Eunápio”.

Crescimento

Ainda povoado, a economia de Eunápolis começou baseada na extração e manufatura de madeira, depois o comércio se tornou o carro-chefe. Com a localização geográfica favorecendo a logística, logo Eunápolis se tornou o pólo comercial mais próspero da região. Na década de 60 chegou a ser considerado o maior povoado do mundo pela quantidade de moradores. 

Hoje

Em 2021, Eunápolis é uma cidade grande, com inúmeros gargalos a resolver para acompanhar o urbanismo moderno. 

A maior empresa de agronegócio da Bahia, a Veracel Celulose, está localizada no município. Ainda no setor, o frigorífico Naturaves tem uma grande instalação na zona rural. 

Na saúde, são duas faculdades de Medicina, FTC e Pitágoras, além da universidade estadual Uneb e unidades de outras particulares. Os eunapolitanos contam com um hospital municipal com 10 leitos de UTI,  2 grandes hospitais particulares, um deles com 5 leitos de UTI. A rede de saúde pública tem ainda 13 UBS e duas Policlínicas, uma estadual e outra municipal. 

O comércio eunapolitano é pujante. São 3 grandes redes de supermercados, Carrefour, Cambuí e Rondelli. O município tem ainda 6 bancos (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Banco do Nordeste e Sicoob), grandes academias de ginástica, bons restaurantes, grandes lojas de varejo (Americanas, Casa Bahia, Magazine Luiza, Le Biscuit, entre outras). 

São dezenas de linhas rodoviárias interestaduais e intermunicipais. O aeroporto internacional fica a 64 km de distância, na vizinha Porto Seguro, que tem belas praias e muitas atrações, funcionando ao lado de Cabrália como um balneário de fim de semana e feriado. 

No campo da segurança pública a maior carência da cidade é uma unidade do Corpo de Bombeiros militar, mas ficam em Eunápolis a sede da regional da Polícia Civil (23ª Corpin) e da 7ª Cia Independente da Polícia Militar, além de uma base de apoio da Caema. A comarca foi elevada à Entrância Inicial e o Poder Judiciário local tem a justiça estadual e federal, além de uma Vara da justiça trabalhista. A cidade ainda conta com Defensoria Pública e Ministério Público, estadual, federal e trabalhista. 

Na quinta-feira (13), o programa Bora Eunápolis vai contar o último capítulo da História de Eunápolis, 11 horas, na rádio 104 FM, com Neto Guerrieri e Paulo Galego, com participação do jornalista Geraldinho Alves. Não perca!