Elmar Nascimento acusado de atender lobistas na privatização da Eletrobras

Compartilhe

30/05/21 – A semana passada foi quente em Brasília. A revista Crusoé traz uma matéria mostrando os bastidores da privatização da Eletrobras, aprovada na Câmara dos Deputados, que teve o deputado baiano Elmar Nascimento (DEM) como relator. Elmar é acusado de favorecer termelétricas e distribuidoras de gás natural ao incluir uma emenda na privatização obrigando o governo a antecipar a compra de energia das termelétricas, uma conta estimada em R$20 bilhões.

Ainda segundo a matéria da Crusoé, intitulada “Toma lá dá cá”, parlamentares do PSOL e do Novo acusam Elmar de atender a lobistas dos setores favorecidos com a emenda.

Jantar suspeito

O deputado Glauber Braga (PSOL), chegou a dizer no plenário da Câmara que Elmar teria jantado com Carlos Suarez, ex-OAS, às vésperas da votação. “Isso é mais do que um jabuti. Trata-se de uma fraude, de crime”, afirmou Braga. Suarez é dono de um império de distribuição de gás natural em diversas regiões do país. 

Elmar Nascimento rebateu as acusações, sem desmentir o jantar. “Eu conheço o empresário Carlos Suarez, a Bahia inteira o conhece, talvez o Brasil. Quem é que já não conversou ou que foi procurado por qualquer tipo de empresário? Recebi a todos”, afirmou. 

O Partido Novo, histórico defensor das privatizações, se recusou a votar a privatização da Eletrobras devido à inclusão da emenda. Deputados da legenda disseram que a finalidade da medida foi “atender interesses políticos e de organizações”. 

Elmar tenta justificar. “Ocorreu a pior crise hídrica dos últimos tempos. Se houver crescimento a partir de agora, não há energia suficiente. O governo percebeu isso.”