Porto Seguro pode aderir à Policlínica a qualquer momento afirma governador

Compartilhe

13/06/21 – Porto Seguro é o único município da Costa do Descobrimento que ainda não aderiu ao rateio da Policlínica Regional, inaugurada no último dia 10/06 em Eunápolis. Mas, no dia da inauguração, o governador Rui Costa (PT) garantiu que a adesão pode ser feita a qualquer momento. “As policlínicas estão de portas abertas, e o gestor pode fazer a consulta de quanto a prefeitura, proporcionalmente, vai gastar com os custos dos serviços”, explicou o governador.

De acordo com o coordenador estadual das policlínicas, Nelson Portela, os municípios podem economizar até 70% nas despesas com saúde aderindo ao rateio. No caso de Porto Seguro, que tem despesas altas com laboratório, consultas e exames conveniados com a rede privada, a despesa mensal cairia para R$201 mil, para oferecer à população cerca de 3 mil procedimentos médicos, entre consultas de dezenas de especialidades e exames de média e alta complexidade. Os pacientes ainda terão direito a transporte gratuito, ida e volta, em frota da própria Policlínica..

O baixo custo é possível porque o Governo do Estado também participa do rateio, arcando com 40% dos custos da Policlínica. “Os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados, proporcionalmente à população de cada um deles. Então, as prefeituras que já aderiram aos consórcios tiveram redução da sua despesa, pois o valor pago às policlínicas leva em conta apenas o pagamento dos profissionais, a manutenção e os materiais utilizados, não inclui o que foi investido na unidade”, destacou Rui Costa.