Donos da Vale tinham que tá presos mas aqui é Brasil
Sem punição aos responsáveis, as tragédias no país vão continuar matando seres humanos, bichos, árvores e rios indefesos. Até hoje nenhum dos 22 acusados pela tragédia de Mariana foi preso.
O rompimento da barragem de rejeitos de minérios da Vale em Brumadinho e mais duas interligadas, no interior de Minas Gerais, nesta sexta-feira, 25/1, não foi acidente, mas uma tragédia anunciada e imensa irresponsabilidade de uma empresa que já havia causado mortes e destruição ambiental há pouco mais de 3 anos com o rompimento da barragem de Mariana, também em MG.
Segundo o Ministério Público a empresa apresentou há pouco tempo um laudo atestando a segurança do local. Seia um laudo fraudado?
Tudo indica que os verdadeiros números da tragédia de Brumadinho ainda estão sendo abafados. O Corpo de Bombeiros fala em cerca de 300 desaparecidos, até agora são 7 feridos e 4 mortos oficiais.
24 MIL BARRAGENS
O que preocupa é que o Brasil tem 24 mil barragens de todos os portes, segundo estudo da Globo News, sendo 42% delas não tem licença para funcionar e 790 armazenam rejeitos de minérios.
O recém chegado governo Bolsonaro quer flexibilizar o licenciamento ambiental. O país não consegue punir criminosos e homicidas, como vai ter maturidade ética para criar um autolicenciamento?