Temperatura sobe em sessão da Câmara de Vereadores de Eunápolis

Compartilhe

Quebrando a rotina de sessões enfadonhas e mornas, a sessão da Câmara Municipal de Eunápolis, nesta quinta-feira, 15 de agosto, foi dominada por discursos da oposição, que provocaram um debate em alta temperatura. E com presença de bom público no auditório, que teve os ânimos contidos algumas vezes pelo presidente da Casa, Jorge Maécio. 

Presidente da Casa, Jorge Maécio, tem o desafio de mediar embates calorosos. Mas enquanto estiver andando nas ruas ao lado prefeito vai deixar a população desconfiada da sua isenção 

Dois segmentos marcaram presença no auditório, buscando definições e melhorias: agentes comunitários de saúde e motoristas de aplicativos de transporte de passageiros.

Na tribuna, os vereadores Jota Batista, Arthur Dapé, Ramos Filho e Jurandi Leite pareciam ter um discurso orquestrado e bem afinado, despejando duras críticas ao governo municipal. 

Já os vereadores governistas pareciam com o freio de mão puxado. Apenas o ex-presidente da Casa, Paulo Brasil, subiu à tribuna disposto a defender o governo, com um discurso de que os edis da oposição estariam usando a tribuna para fazer pré-campanha. 

Mas Brasil foi prontamente rebatido pelo vereador Jurandi Leite, que lembrou a sua atuação e dos demais edis de oposição desde o início da legislatura em 2017 e não apenas agora. Inclusive com algumas denúncias encaminhadas ao Ministério Público. E quando cito Oposição, é bom excluir o vereador Ramos Filho, que ainda faz uma linha indefinida quanto ao Executivo municipal.  

Nocaute de Aderbal -Debilitado, praticamente sem condições de saúde para exercer o mandato plenamente (é provável que uma perícia médica honesta do INSS obrigaria a Câmara a aposentá-lo imediatamente), o vereador Aderbal Maciel quis confrontar os críticos da atual gestão de saúde cutucando o ex-prefeito Neto Guerrieri e o deputado Jânio Natal, como sempre faz, por sinal. 

Mais uma vez, o edil foi nocauteado pelo vereador Jota Batista, que listou as obras do ex-prefeito Neto na saúde e as emendas destinadas a Eunápolis pelo deputado Jânio Natal. 

Secretária de Saúde convocada

Presidente da Comissão de Saúde da Casa, o vereador Arthur Dapé disse que vai protocolar nessa sexta-feira (16/8) o pedido de convocação da secretária de saúde, Márcia Quaresma, para que ela esclareça em sessão os diversos problemas que vem ocorrendo no hospital regional e demais setores da saúde pública na cidade.

Quaresma ficou de comparecer espontaneamente mas fugiu da raia na hora agá. Agora, está sendo convocada. Como quem não deve não teme, terá oportunidade de esclarecer tudo e mostrar se é ou não capaz de comandar a pasta. 

 

Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus MTE/BA 4162

Fotos: Luciano Pereira