Comércio fica fechado até 31 de maio em Porto Seguro
Novo decreto da prefeita Cláudia Oliveira (PSD), publicado na sexta-feira, 15 de maio, prolonga até o final de maio as medidas já adotadas no combate ao novo coronavírus, que suspende algumas atividades comerciais.
A decisão, segundo a prefeitura, foi tomada após “diálogo com diversos segmentos da sociedade” e também com base “nas recomendações e práticas adotadas pelos órgãos de Saúde”.
Atividades suspensas
1 – Turismo
2 – Comércio não essencial;
3 – Casas noturnas;
4 – Festas;
5 – Academias;
6 – Restaurantes (apenas delivery);
7 – Todas as modalidades de esportes coletivos;
8 – Uso de praias – em todo o município;
9 – Qualquer atividade que promova aglomeração.
Mau exemplo do Axé Moi
No mesmo dia do novo decreto, a barraca de praia Axé Moi, na orla norte, promoveu aglomeração e uma grande fila para vender cerveja a preço de custo, cuja validade estaria próxima de vencer. A guarda civil agiu para dispersar a multidão e acabar com a fila. A empresa disse que vai vender por meio de delivery. O curioso é que a barraca de praia é administrada por familiares do vice-prefeito da cidade.
Aulas
Voltando ao novo decreto, a prefeitura informou ainda que as aulas da rede municipal continuam interrompidas até o dia 16 de junho.
As aulas nas redes estadual, federal e privadas também seguem suspensas.
Atividades Essenciais
Os estabelecimentos comerciais considerados essenciais mantêm seu funcionamento dentro dos padrões de saúde e segurança já estabelecidos.
Algumas outras atividades, como loja de material de construção, venda de automóveis, loja de bicicletas, gráficas, marmorarias e vidraçarias, entre outros, podem funcionar com restrições.
O sistema delivery segue autorizado para diversos segmentos.
Todos os detalhes podem ser encontrados no Diário Oficial do município publicado na página da prefeitura na internet, o decreto tem número 10.802/2020.
Cultos religiosos, transporte público, agências bancárias, entre outros também são definidos na lei.
Multa, interdição e cancelamento do alvará
A prefeitura promete endurecer a fiscalização de empresas e cidadãos para que o decreto seja obedecido. A desobediência pode causar multa, interdição da atividade e até cancelamento do alvará de funcionamento.
Até a noite de sexta, Porto Seguro tinha registrado 49 casos confirmados da covid-19. Já houve um óbito na cidade.
Fique em casa, se puder
As medidas de isolamento social são importantes para reduzir a circulação do vírus no município de 148,6 mil habitantes (IBGE/2019), localizado na região extremo sul (Costa do Descobrimento).
Quem precisar sair de casa terá de:
1 – Usar obrigatoriamente máscara de proteção;
2 – Manter distanciamento mínimo de 1 metro e meio de outras pessoas;
3 – Tomar medidas de higiene, como a limpeza das mãos com água e sabão e álcool gel.