Atendimento digital marca as ações do Detran-BA em 2020

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Neste ano, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) enfrentou os impactos da pandemia da Covid-19 investindo em tecnologia. A principal medida foi a migração de 96 procedimentos do órgão para o SAC Digital, a plataforma eletrônica de serviços do Estado. As informações de condutores e veículos passaram a ser armazenadas no Data Center da Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb).

Até a primeira semana de dezembro, o Detran-BA contabilizou mais de 753 mil atendimentos, na capital e interior. O agendamento de serviços, que antes era restrito aos postos da Rede SAC, passou a ser oferecido também nas unidades descentralizadas do órgão de trânsito (Ciretrans, Retrans e Postos Avançados). Para facilitar a vida do cidadão, o Detran-BA implantou o licenciamento eletrônico (CRLV-e), que já ultrapassou 1,9 milhão de solicitações pela internet. O órgão criou um novo sistema para as clínicas de trânsito, que deu mais segurança aos exames médicos no processo de habilitação. Os testes práticos de direção ganharam cronômetro digital, para dar mais transparência às avaliações. Cem servidores foram capacitados em atendimento, processo administrativo e sindicância.

O Detran-BA realizou 519 operações de fiscalização no estado, em parceria com a Polícia Militar. As abordagens alcançaram 74.778 pessoas e 37.006 veículos. Dos 42.203 condutores que fizeram o teste do bafômetro, 3.689 foram enquadrados na Lei Seca. Houve a autuação de 15.592 veículos.
“Foi um ano atípico, mas conseguimos superar as dificuldades, com o esforço dos nossos servidores, equilíbrio nas contas e avanços importantes na área tecnológica. Vamos dar continuidade à ampliação dos serviços online”, assegurou o diretor-geral do Detran, Rodrigo Pimentel.

FOTO: Itailuan dos Anjos (Ascom Detran-BA)