Secretária de Saúde de Eunápolis já está no olho do furacão
Uma coisa é entender como funciona o SUS, outra bem diferente é saber administrar a pasta da Saúde técnica e politicamente.
Escolhida pela cúpula do Democratas de Salvador, mais por conta do relacionamento do sogro com o time de ACM Neto do que pela experiência na função, a secretária de Saúde de Eunápolis, Anara Sartório, mais uma estranha no ninho dapezista, já dá sinais de que dificilmente irá até o fim do governo.
A saúde pública será, sem dúvida, a vitrine ou os pés de barro da gestão da prefeita Cordélia (DEM). Durante anos, foi o setor mais criticado nos outros governos, pelo grupo que chegou ao poder.
Assina ou não?
O dilema de Anara para continuar no cargo é simples: ela terá de assinar todas as despesas e autorizações da pasta, inclusive as que podem esconder eventuais interesses ocultos ou ela não vai suportar o fogo amigo e o furacão que já se formou. A vantagem da secretária é que ela não depende do cargo para se sustentar e o padrinho vai bater de frente com quem está fornecendo munição para o fogo amigo.