Cuidado com a falsa aplicação da vacina. O que é preciso observar

Compartilhe

230221 – Além casos de políticos, parentes de políticos e de profissionais de saúde furando a fila da vacinação contra a Covid-19, há diversos casos no Brasil de falsa aplicação de vacina também. A enfermeira e supervisora do Centro de Referência em Imunobiológicos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Ana Paula Santos, explicou em entrevista à TV CNN Brasil o que é preciso prestar a atenção na hora de ser vacinado:

1 – Há 2 frascos de vacina sendo utilizados no Brasil, um de dose única e outro contendo 10 doses.

2 – Caso você seja vacinado com o frasco individual, ele precisa estar vazio após ter seu conteúdo retirado.

3 – No caso do frasco com 10 doses, o paciente precisa estar atento à quantidade colocada na seringa, que deve ser de 0,5 mililitros. 

4 – Após a aplicação, a pessoa que foi imunizada precisa ver se a parte preta do êmbolo encosta no final da seringa, indício de que todo o conteúdo que lá estava foi aplicado.

5 – A enfermeira também alertou que todo o processo de retirada das doses dos frascos para as seringas precisa ser feito de frente para o paciente, para que ele se certifique que o processo foi feito corretamente e que o medicamento utilizado foi o correto.

6 – Outro alerta feito por Ana Paula é que as vacinas modernas não precisam ter o êmbolo puxado para cima para que depois seja feita a aplicação. Sendo assim, o único movimento que o profissional de saúde deve fazer com a seringa na hora da aplicação da vacina é do êmbolo indo para baixo.