Eunápolis: ex-secretário diz que Anara ‘ainda não disse a que veio’ e cobra vacinação
10/03/21 – O ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Eunápolis, Roberto Martins, publicou nas redes sociais uma Carta Aberta à secretária de Saúde, Anara Sartório, cujo teor é bombástico!
Veja na íntegra e tire suas conclusões:
“Senhora secretária de Saúde.
Não possui a presente o intuito de manifestar apoio ou oposição ao governo municipal. É público e notório que não votei na prefeita eleita.
Mas não posso negar que a indicação do nome de alguns secretários me causaram grata surpresa, Assim como aspectos da reforma administrativa onde foi recriada a secretaria de Desenvolvimento Econômico que pode ajudar a restabelecer o crescimento da cidade.
Entre os nomes dos novos secretários, o vosso foi um dos que tiveram repercussão positiva para mim.
Entretanto, passados quase três meses da posse, a secretaria de saúde ainda não disse a que veio, pelo menos no que diz respeito ao mais grave problema de saúde pública no país que é a pandemia do Covid-19. O número de afetados, óbitos e o andamento da vacinação deixaram de ser divulgados regularmente.
Soube que foi necessária uma determinação do Ministério Público para que a omissão diminuísse. Mais tarde, teria o juiz da Vara da Fazenda Pública solicitado a lista diária dos vacinados, pois há muita denúncia de fura-fila.
A Câmara de Vereadores recusou, por um voto, uma lei de obrigatoriedade da divulgação dos nomes dos vacinados, alegando alguns analistas que é assunto versado pela lei de proteção dos dados. Mas porque a secretaria, num gesto de respeito à cidadania – afinal, somos os cidadãos que pagamos os impostos e os salários dos servidores públicos – não divulga uma relação diária, se não com o nome, mas com a idade e a função de todos os vacinados? Em que feriria a lei de privacidade individual?
E não evitaria que espertos, parentes e apaniguados fossem irregularmente contemplados em detrimento dos que devem ser beneficiados em primeiro lugar?
A divulgação das informações é péssima. Especialistas a encontram, ou vão no site da Sesab (Secretaria Estadual de Saúde) para obtê-las e divulgá-las. Mas o comum dos cidadãos pena sempre desinformado. Mas não pagam os impostos?
E o Conselho de Saúde de Eunápolis, onde está que não responde? Onde te escondes, oh! Conselho? Porque não te reúnes? Não é esse teu dever?
Eu bem sei que vivemos uma época conturbada. Lutamos contra um vírus e um verme. Um vírus assassino que já matou perto de 300 mil brasileiros. E um verme que desgoverna o país, onde não há política para salvar vidas, somente para a morte. Mesmo para estas falta política para os cemitérios. Sem ministro da Saúde – o general interventor no órgão é um “especialista em logística” que mal sabe coordenar duas ações, só faltando bater palmas e errar as mãos.
Mas no Estado temos governo e secretário de Saúde. E continuo acreditando na secretária de Saúde de Eunápolis. É hora de dar uma virada, divulgar tudo o que os cidadãos têm direito a saber, intensificar a vacinação para alcançar a nossa população.
Somente assim poderemos retomar plenamente as atividades econômicas. Faz poucos dias circulou pelo menos num grupo de WhatsApp um comunicado da Prefeitura informando que às vezes “sobra” doses nos frascos multidoses em Eunápolis e pedindo às pessoas com mais de 75 anos que se cadastrem via e-mail vacina.eunapolis@gmail.com para que possam ser convocados nestes casos.
Como possuo 76 anos, e além disso, sou diabético e hipertenso, me cadastrei, apenas com a observação de que estou virtualmente surdo, qualquer comunicação comigo somente por escrito. Mas como sei que a maioria das pessoas sabe escrever… mantenho-me despreocupado.
Até quando? O site da prefeitura ainda informa que a vacinação está disponível apenas para os maiores de 84 anos. Continuo esperando. Sentado, às noites deitado. Mas não sei por quantos dias mais, ou semanas ou meses devo assim permanecer.
Dê notícias claras aos eunapolitano, secretária Anara. Nós merecemos!
Saudação de vacina para todos!
Eunápolis, 10 de março de 2021.
Roberto R Martins
PS: depois de redigida a presente soube que no dia de ontem a secretária teria divulgado uma “live” falando do assunto. Mas nada tenho a retificar. Talvez devesse ter sido mais incisivo.
Whats App: (73) 99984-1375
E-mail: rm45@uol.com.br”
Carta contundente do ex-secretário, jornalista e escritor Roberto Martins. Será que a secretária de Saúde agora vai pedir emprestado o óleo de peroba do estoque da prefeita e do marido? Quem sabe faz efeito.