Indígenas protestam contra liberação de mineração, agricultura e turismo em terras demarcadas

Compartilhe

19/04/21 – Indígenas dos povos Xerente, Krahô, Krahô Takaywra, Xokleng, Kaingang, Terena, Guarani e Kaiowá, Kinikinau, Munduruku, Tupinambá e Arapium foram em Brasília e realizaram um ato nesta segunda-feira, 19 de abril, Dia do Índio, em defesa de seus territórios e direitos constitucionais. Os indígenas manifestam-se contra a proposta do governo federal de legalizar a mineração em Terras Indígenas (TIs) e contra o Projeto de Lei (PL) 191/2020, apresentado ao Congresso pelo governo federal.

A PL 191/2020, alvo do protesto e que autoriza a mineração em áreas indígenas, prevê a possibilidade de construção de hidrelétricas, exploração de petróleo e gás, além de permitir “o exercício de atividades econômicas, pelos índios em suas terras, tais como agricultura, pecuária, extrativismo e turismo”.

Foto: Tiago Miotto/Cimi

A mobilização reuniu cerca de 130 indígenas de 6 estados: Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Pará. Adotando as medidas de proteção sanitária, o grupo ocupa a Praça dos 3 Poderes para realizar um ato com distanciamento social.

Foto: Tiago Miotto/Cimi

FOTO DE CAPA: EVARISTO SA / AFP