Bolsonaristas se mobilizam para o 7 de setembro
28/08/21 – Evangélicos, policiais militares, motociclistas, ruralistas e caminhoneiros formam a massa bolsonarista que está sendo mobilizada para as manifestações de 7 de setembro – Dia da Independência – em Brasília e diversas cidades do país, tendo como alvo protestos contra o STF, TSE e o Congresso, além de pautas pontuais como preço do óleo diesel, voto impresso e volta do regime militar.
A motivação política para a adesão aos protestos são os ataques constantes do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do STF e TSE, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso (que também preside o TSE).
Bolsonaro chegou a pedir o impeachment de Moraes, que ordenou a prisão do bolsonarista e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
Ao menos 16 Estados já têm manifestações programadas. Bolsonaro afirmou que comparecerá às manifestações em Brasília e em São Paulo, na Avenida Paulista. Há diversas caravanas programadas para as duas cidades.
REDES SOCIAIS
De acordo com levantamento da Bites, das 100 mensagens sobre o dia 7 de Setembro com mais recirculação no Twitter, 97 são publicações de endosso aos atos por bolsonaristas. “Não tem nem sinal do outro polo”, diz André Eler, diretor-adjunto da Bites, sobre o movimento da oposição.
“Se vão pras ruas, ainda não mencionaram isso no Twitter, nem no Facebook, nem no Instagram, nem no Telegram”.