Porto seguro: construção de nova Casa de Shows na orla é embargada após denúncias

Compartilhe

16/12/21 – Merece aplausos a autoridade pública – tudo indica que foi o secretário de Meio Ambiente, Jânio Júnior – que embargou a construção da nova Casa de Shows na orla norte de Porto Seguro, em um local proibido pela SUP (Secretaria do Patrimônio da União), Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Justiça Federal, por se tratar de área de preservação ambiental na Praia de Taperapuan, conforme levantamento feito pela SPU, a Pedido da Justiça Federal, com acompanhamento do Ministério Público Federal (MPF). A obra estava destruindo a restinga numa afronta às leis ambientais e acordos vigentes. 

O que não se pode admitir é que a construção tenha tramitado na Sedur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano) e liberada como “de interesse público”. Chega a ser inacreditável. 

Denúncias

O vereador Bolinha (Kempes Neville) protocolou denúncias contra a construção em área proibida, no Ministério Público, Iphan, SPU e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Ao Bahia40graus ele disse que a luta dele não é pessoal contra A ou B, mas a favor de direitos iguais para todas as classes da população porto-segurense (sem favorecimento) e da preservação do meio ambiente.     

Embargo

Na manhã desta quinta-feira (16), a equipe de reportagem do Bahia40graus esteve no local e apurou que os funcionários da nova Casa de Shows receberam uma ordem dos proprietários para desmontar a estrutura. Não há informações sobre se já existe uma nova área para deslocar a estrutura. Há rumores de que alugaram uma barraca de praia também da orla norte, onde também há restrições pactuadas entre empresários e o poder judiciário federal, com chancela do Iphan, SPU e MPF.    

Bom senso

Porto Seguro precisa de investimentos no turismo, mas com legalidade e responsabilidade. O meio ambiente da cidade é patrimônio não só dos moradores, mas de toda a humanidade, favorecer uns em prejuízo de outros não é sensato. 

O bom senso deve prevalecer.

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI