Chuvas na Bahia: cidades debaixo d’água parecem atingidas por um ‘tsunami’
Agora o estado tem 72 municípios em situação de emergência.
27/12/21 – O fim de semana foi de muita chuva em quase todas as regiões da Bahia. O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência em mais 47 municípios por conta das chuvas. Até sábado eram 25 cidades em estado crítico, agora são 72. Segundo a Defesa Civil, são mais de 430 mil pessoas atingidas pelas chuvas desde o final de novembro.
São mais de 16 mil desabrigados, 19.580 mil desalojados e dois desaparecidos, segundo a Defesa Civil do Estado (Sudec). Os feridos somam 286 – número não atualizado por falta de dados.
1 – O Rio Cachoeira, que corta Itabuna, no sul do estado, subiu 9 metros em apenas 1 dia – de sábado para domingo (26) – e inundou residências e comércio, no Centro e outros bairros.
2 – Muitos moradores perderam pertences e mantimentos, comerciantes perderam mercadorias e equipamentos.
3 – Em Ilhéus, também no sul, 2 bairros ficaram completamente alagados, além de alguns pontos no centro da cidade.
4 – O acesso ao Hospital do Cacau, em Ilhéus, só foi possível de barco ou moto aquática.
5 – Em diversas regiões onde a chuva caiu, rodovias estaduais e federais ficaram intransitáveis, com vários pontos de alagamento, deslizamento e rompimento da pista.
6 – Duas barragens se romperam na região sudoeste. A de Bezerro, que fica entre Poções e Boa Nova, e a de Iguá, em Vitória da Conquista.
7 – Situação parecida ocorreu com a barragem de Jussiape, na Chapada Diamantina, onde o nível das cachoeiras ficou além do normal, o que fez algumas comunidades ficarem ilhadas, como em Novo Horizonte.
8 – As cidades de Itajuípe e Ibicuí ficaram completamente alagadas.
9 – Uma força-tarefa foi criada, unindo governos federal e estadual, para enfrentar a tragédia. A base operacional está sediada em Ilhéus.
10 – O ministro da Cidadania, João Roma, disse que o Ministério da Saúde está enviando 90 médicos para a Bahia e o Exército está deslocando um Batalhão de Engenharia para ajudar na reconstrução da Infraestrutura.
VEJA O BAT-TV (TV BAHIA) DE 25/12 SOBRE AS CHUVAS NA BAHIA
11 – Nas redes sociais choveram vídeos, fotos e áudios da situação nas cidades. Cenas comoventes de voluntários ajudando as pessoas a deixarem suas casas e da força da água levando tudo o que encontrou pela frente, ocupando o espaço urbano como nunca visto antes.
Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus.