Eunápolis: buraco da Rua São Bartolomeu ganha obra definitiva sem os improvisos do passado

Compartilhe

02/02/22 – Após minuciosos estudos do solo e a estabilidade do clima, foi assinada na tarde de terça-feira (01), pela prefeita Cordélia Torres (DEM), a ordem de serviço para recuperação do trecho da Rua São Bartolomeu que dá acesso ao bairro Santa Lúcia, onde as chuvas causaram grande erosão por conta da drenagem inadequada construída no local pela gestão anterior, abrindo um imenso buraco da largura da rua, interditando o trânsito desde o final do ano passado. A São Bartolomeu é uma das vias mais importantes da cidade e também dá acesso ao Complexo Policial. 

Aspectos técnicos

Presente ao ato, o secretário de Infraestrutura, Luiz Carrilho, relembrou que a rua já sofreu o mesmo problema outras 4 vezes ao longo dos últimos anos e atribuiu a repetição do problema ao uso de materiais inadequados à drenagem do local.

“A solução encontrada pela nossa equipe técnica foi a construção do sistema de drenagem em forma de galeria de 2×2 metros. Esse tipo de estrutura facilita o processo de manutenção e desobstrução, além de dar maior vazão, diminuindo consideravelmente a possibilidade de enchentes, impactos ao meio ambiente, erosões, deslizamentos de terra e consequentes danos patrimoniais e humanos”, explicou Carrilho.

Fala da prefeita

Para a prefeita Cordélia Torres, a obra planejada, feita sem improviso, demonstra a preocupação da gestão em oferecer o melhor para a população, como a solução de longo prazo encontrada, assim como todo empenho que vem sendo feito para recuperação de ruas que foram destruídas pelas chuvas. “Vamos fazer as coisas sempre com responsabilidade, sem repetir os erros das outras gestões. A população merece o melhor. Trabalhamos com transparência e responsabilidade, para que o povo tenha a certeza de que quando a gente começa algo é porque será bem feito”, destacou a gestora.

Aniversário

Na semana passada, um grupo de oposição ao governo comemorou o aniversário de 1 mês do buraco, espalhando a crítica nas redes sociais. A demora foi justificada pelo secretário de Infraestrutura, devido à complexidade da elaboração do projeto técnico, que inclui ainda a preservação ambiental do córrego que passa no local.  

A previsão para a conclusão da obra é de 60 dias, em condições normais do tempo.