Porto Seguro: Justiça anula aumento de tarifa das balsas
25/02/22 – O reajuste de tarifa das balsas foi derrubado na Justiça pela assessoria jurídica da Prefeitura de Porto Seguro, que atuou sob determinação do prefeito Jânio Natal (PL). O reajuste não foi comunicado à Prefeitura dentro dos prazos determinados por Lei Municipal.
As balsas terão que voltar a praticar os preços anteriores ao reajuste, aplicado em janeiro deste ano.
Segundo o prefeito Jânio Natal, assim que soube do reajuste nos valores dos serviços, entrou na Justiça para anular esse aumento que classificou como “absurdo”. “Além de prestarem um péssimo serviço à população, ainda querem aumentar tarifas. De jeito nenhum!”, salientou o prefeito.
O descumprimento da medida implica em multa diária no valor de R$20 mil. Em sua decisão, o Juiz Federal, Pablo Baldivieso, considerou parecer do Ministério Público que constatou ainda o não cumprimento de cláusulas previstas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que previam:
1 – A instalação de postos de informações no terminal das balsas;
2 – Criação de canais de comunicação;
3 – Redução do ângulo da rampa de acesso;
4 – Isolamento acústico das embarcações;
5 – Ampliação das travessias no período entre meia noite e 6 horas, entre outros pontos, que não foram cumpridos pelas concessionárias da balsas.
“Reafirmo meu compromisso de continuar lutando em defesa dos interesses da nossa população. As balsas prestam um péssimo serviço e vamos seguir trabalhando para conquistar condições melhores nas travessias”, concluiu o prefeito.