Nova pesquisa aponta queda da diferença de Lula para Bolsonaro
A distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na corrida eleitoral atingiu o menor patamar em 2022: agora a diferença entre os dois é de 5 pontos porcentuais.
Segundo a pesquisa do Grupo Jornalístico PoderData, realizada entre os dias 10 e 12 de abril, o petista tem 40% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, seguido por Bolsonaro, com 35%.
A retirada do nome do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da lista de pré-candidatos favoreceu Bolsonaro.
Moro deixou a disputa eleitoral no final de março quando trocou o Podemos pelo União Brasil. Para ser recebido na nova sigla, o ex-juiz teve que abrir mão da pré-candidatura ao Planalto.
A pesquisa ainda mostra que os candidatos da terceira via continuam distantes de Lula e Bolsonaro. Na terceira posição, Ciro Gomes (PDT) atingiu 5%, seguido de João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3% cada e Simone Tebet (MDB), com 2%.
A pesquisa PoderData é realizada pelo grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios, e usou ligações celulares e de telefones fixos para contatar os 3 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos, e o registro no TSE é BR-00368/2022.