Metaverso ou Universo Virtual já chegou

Compartilhe

700 milhões de pessoas já usam efeitos de realidade aumentada no Facebook e no Instagram.

Reportagem da revista IstoÉ revela que 5 milhões de brasileiros têm experiência com novas tecnologias imersivas, negócios que devem movimentar mais de R$800 bilhões globalmente até 2024 e converter a vida humana num grande game.

Muito em breve, todo ser humano conectado terá um avatar ou um holograma para chamar de seu. 

A terra já tem um novo mundo paralelo, imersivo e hiper-realista sendo construído velozmente na internet que atrai cada vez mais usuários, investidores e anunciantes. Vai se tornar popular globalmente ainda nesta década. 

É o chamado Metaverso, que o Facebook transformou em estratégia de negócio e a Microsoft acredita que será o futuro das reuniões corporativas remotas. 

Trata-se de um mega ambiente virtual em 3D que está sendo erguido, de forma coletiva e simultaneamente, por várias grandes corporações, principalmente as dedicadas às mídias sociais e aos jogos online.

O que se busca é que cada vez mais pessoas não só naveguem na internet, mas a experimentem por dentro com seu personagem cibernético. Quem joga muito na rede já entende bem essa experiência e a situação só melhora com a chegada do 5G, que torna tudo mais natural e ajusta o tempo real. 

Nessa nova era tecnológica que se desenvolve, os usuários vão poder trabalhar, se relacionar com amigos, comprar roupas, viajar e ir a shows de maneira totalmente digital e com sensações instantâneas. Com óculos de realidade aumentada, luvas especiais ou mesmo sem qualquer parafernália, só com o celular ou o PC – tudo depende do nível da experiência que se busca e que se pode pagar – os humanos poderão circular e agir no Metaverso do mesmo modo que fazem na sua cidade ou bairro. 

Ainda não se sabe que tipo de impacto psicológico isso trará nas pessoas e nem as questões éticas envolvidas, mas o mundo paralelo virtual tenta se impor, erguido em cima de hubs de entretenimento, embora ainda haja muito marketing em torno dele. 

O Metaverso deve demorar cerca de uma década para se estruturar, mas plataformas imersivas que permitem viver uma vida paralela se espalham rapidamente, com grande utilização entre jovens e adultos. É inevitável!

FONTE: REVISTA ISTOÉ – FOTO: Istockphoto