12 de junho, Dia dos Namorados – Entenda a ‘química’ do amor

Compartilhe

Quando duas pessoas se atraem, é comum dizer que ‘rolou uma química’. A frase tem tudo a ver. Leia a matéria e entenda por que.

A paixão arrebata o ser humano. Diante da pessoa amada, as mão ficam suando, o coração acelera, a respiração fica pesada e o olhar se perde na sensação de felicidade. Estes são sinais visíveis de uma pessoa apaixonada.

A Química do Amor

Mas por trás do romantismo que tenta dar significado ao amor, o sentimento tem tudo a ver com a química. Todos os sintomas relatados acima têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. 

São necessários vários hormônios para sentir aquela sensação maravilhosa quando se está amando. A dopamina produz a sensação de felicidade, a adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação. A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal.

Saber o que acontece com o corpo quando a pessoa se apaixona não tira a força do relacionamento a dois. Que é mais do que paixão e desejo. Aproveite o 12 de junho para entender até onde o amor pode lhe levar nessa incomparável viagem interior.