Indígenas da Bahia reforçam articulação pela nomeação de Luzia Pataxó na Sesai
Os indígenas do extremo sul da Bahia e de outras regiões estão empenhados na indicação de Luzia Pataxó para a direção da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), órgão federal ligado ao Ministério da Saúde. O objetivo é reverter a situação de descaso no setor, segundo um dos principais articuladores, o cacique da aldeia de Coroa Vermelha, Zeca Pataxó.
Na terça (20/12), Zeca Pataxó se encontrou em Brasília com os senadores Jaques Wagner (PT-BA) e Wellington Dias (PT-PI), para tratar da indicação de Luzia Pataxó. Os dois políticos prometeram apoiar o pleito.
Quem é Luzia Pataxó
Luzia Matos Silva – Luzia Pataxó – é servidora pública em Porto Seguro e mora na aldeia indígena pataxó de Coroa Vermelha (Santa Cruz Cabrália), onde nasceu e vive até hoje.
Ela tem ampla atuação na área da saúde indígena de todo o estado. Participou do grupo de trabalho de transição do futuro governo Lula, em Brasília.
No grupo de trabalho de transição do futuro governo, em Brasília, ela foi indicada ao cargo pela Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do extremo sul da Bahia (FINPAT), pelo Movimento Indígena da Bahia (Miba), pelo Conselho de Caciques Pataxó, e recebeu dezenas de manifestações de apoio de entidades indígenas do estado e do país.
Sesai
Criada em 2010, a Sesai faz parte do Ministério da Saúde e atende quase 800 mil indígenas aldeados em todo o Brasil.