Elmar Nascimento deve assumir Ministério da Integração Nacional
Impacto da nomeação favorece o governo Cordélia em Eunápolis, uma das cidades da base política do deputado federal, autor de algumas emendas beneficiando o município.
Relator da PEC da Transição, o deputado baiano Elmar Nascimento (União) tem 99% de chance de assumir o Ministério da Integração Nacional, um dos mais importantes do governo Lula (PT), responsável por execução de obras nos municípios.
A indicação de Elmar está sendo atribuída ao grupo liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Apesar de ser oposição aos governos petistas na Bahia, Elmar manteve um bom nível de diálogo com o futuro governo, tendo sido decisivo no processo de aprovação da PEC da Transição – considerada essencial para o início da gestão de Lula.
O deputado federal chegou a ser cotado também para o Ministério de Minas e Energia, porém parlamentares do entorno de Lira teriam indicado a preferência pela Integração Nacional por permitir a execução de obras e uma melhor relação com as bases políticas do grupo.
A pasta chegou a ser cobiçada por outro baiano e também deputado federal, Valmir Assunção (PT). Mas quadros do PT justificam que o governo Lula precisa oxigenar e ampliar a aliança partidária no Congresso.
Na quinta-feira (28), Lula vai anunciar os nomes que faltam para completar seu 1º escalão. Ontem, a Folha publicou matéria com denúncias de supostas irregularidades nas contas de Elmar, que foram aprovadas pelo TRE-BA. pela leitura dos sites nesta terça (27), as denúncias não prosperaram e não passaram de fritura do deputado por parte de interessados na pasta que ele irá assumir.