Gasolina sintética já está em produção

Compartilhe

Enquanto os países europeus seguem firmes na decisão de somente veículos elétricos serem produzidos e comercializados no continente a partir de 2035, os motores a combustão, supostamente condenados, podem ganhar uma nova chance com a produção da gasolina sintética.

Em dezembro do ano passado, a “planta piloto” Haru Oni, no Chile, iniciou a produção em larga escala da eFuels, uma gasolina sintética feita a partir de água e gás carbônico.

O projeto conta com a participação da Porsche e a produção envolve, em uma primeira fase, a ligação do hidrogênio (obtido com a eletrólise da água) com a captura de CO². Nessa etapa, é obtido um primeiro produto, o metanol sintético. Com a ajuda de um catalisador, o metanol é sintetizado, possibilitando a produção de diferentes tipos de combustíveis sintéticos, não apenas a gasolina.

Não polui?

Um dos principais motivos para os motores a combustão estarem com os dias contados na Europa é devido a sua emissão de poluentes. “Então, a gasolina sintética polui menos?” você deve estar se perguntando. E a resposta é não, ela polui tanto quanto a gasolina comum, mas para ser produzida ela utiliza o gás carbônico da atmosfera em conjunto com hidrogênio, sem jogar mais poluentes no ar.

por Rodrigo Favoretto