Lira forma maior bloco da Câmara com 173 deputados e 9 partidos
O PP, que tem como membro o presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), fechou um acordo para a formação do maior bloco partidário da Casa. que reúne 173 deputados e é composto por: PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e pela federação Cidadania-PSDB.
Dentro do grupo, há partidos alinhados com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como o PSB e o PDT, porém há outras legendas que não são da base do governo, como o próprio PP.
As legendas do novo superbloco controlam 7 ministérios, que são:
Turismo: Daniela Carneiro (União);
Comunicações: Juscelino Filho (União);
Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: Geraldo Alckmin (PSB);
Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino (PSB);
Portos e Aeroportos: Márcio França (PSB);
Previdência Social: Carlos Lupi (PDT);
Integração e Desenvolvimento Regional: Waldez Góes (PDT).
O blocão foi articulado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, e o grupo é uma reação à oficialização de um outro bloco de partidos, que envolve o MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, com 142 deputados.
Elmar Nascimento
Aliado de primeira hora do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o parlamentar baiano Elmar Nascimento (União) afirmou que não irá “criar celeuma” com o governo Lula. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo a publicação, duas horas antes do anúncio, Elmar se reuniu a portas fechadas com Alexandre Padilha, ministro da articulação política, no Palácio do Planalto.