Julgamento de Bolsonaro no TSE começa hoje

Compartilhe

Inelegível por 8 anos, esse pode ser o resultado do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que começa nesta terça (27), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sessão da Corte Eleitoral, marcada para às 19 horas, começa com a leitura do voto do relator, ministro Benedito Gonçalves. 

BASTAM 4 VOTOS

Para tornar o ex-presidente inelegível bastam 4 votos. O TSE tem 7 ministros. O ministro do STF Alexandre de Moraes preside o TSE. Os demais membros da Corte são: Benedito Gonçalves (relator do caso e corregedor); Cármen Lúcia (vice-presidente); Kássio Nunes Marques; Raul Araújo Filho; André Ramos Tavares e Floriano de Azevedo.   

O PROCESSO

Bolsonaro é alvo de um processo em que o Partido Democrático Trabalhista (PDT) o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação após uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado. 

Segundo o PDT, o então presidente fez ataques às urnas eletrônicas utilizadas nas eleições naquele evento no Alvorada. O candidato a vice-presidente na chapa e ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro, Walter Braga Netto, também responde à ação. Ficando inelegível, Bolsonaro não poderá ocupar cargo público por 8 anos.