Que vergonha para a Bahia
O PT governa a Bahia há 16 anos; fez o 3º governador (Jerônimo) nesse período; tem um senador atuante (Wagner) e um ministro poderoso (Rui) no governo Lula. Na Assembleia Legislativa a maioria dos deputados, há 16 anos, é da base governista.
Mas quando o assunto é segurança pública, a Bahia passa vergonha. Lançado recentemente, o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública revela que estão em território baiano 11 das 20 cidades mais violentas do país.
Pior, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho e Camaçari ocupam as primeiras colocações. Do 9º ao 12º lugares, estão Feira de Santana, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Salvador. Completam o vergonhoso cenário para o estado: Ilhéus (14º), Luís Eduardo Magalhães (18º) e Eunápolis (19º).
Não dá mais para os governistas colocarem a culpa no legado deixado pelos carlistas. E se tanta violência é reflexo da pobreza, então os 16 anos do PT na Bahia tem saldo bem negativo na economia. O esforço maior do governo agora é buscar reverter esse cenário, aproveitando, inclusive, o alinhamento político com Brasília.
Ou o eleitor baiano – principalmente do interior – vai acabar ‘caindo a ficha’ e entendendo a realidade do estado.
Por Geraldinho Alves, jornalista e editor do Bahia40graus.