Salvador e Região registram 32 chacinas em 2023
Com o caso de Mata de São João nesta segunda (28), 119 pessoas já morreram em 32 chacinas registradas na Região Metropolitana de Salvador.
A chacina do Núcleo Colonial JK, em Mata de São João, que deixou nove pessoas mortas na madrugada de segunda-feira (28), é a 32ª registrada em Salvador e região metropolitana em 2023, de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado, publicado no jornal Correio.
Há, inclusive, um crescimento nas ocorrências. Isso porque, das 32 chacinas, 11 aconteceram em julho e agosto, concentrando 34% de todos os casos em apenas dois meses.
Os últimos 58 dias concentram também boa parte do número de assassinatos. Até o final de junho, 73 pessoas foram mortas nesse tipo de crime, como apontou o relatório semestral do Fogo Cruzado. Agora, esse número já chegou a 119, depois de 46 pessoas serem mortas no bimestre. São dados da capital e da região metropolitana que assustam tanto quanto o crescimento da violência em Mata de São João.
Ao longo de 2023, Mata de São João já tem 40 tiroteios mapeados, sendo que, nesses registros, 33 pessoas foram mortas e 7 ficaram feridas. Números que colocaram Mata de São João como a terceira cidade mais violenta da RMS no primeiro semestre do ano, superando cidades maiores como Lauro de Freitas e Simões Filho, ficando atrás apenas de Salvador e Camaçari.