Iphone 12 tem vendas suspensas na França por excesso de radiação

Compartilhe

A suspensão de venda de iPhone 12 na França por excesso de radiação eletromagnética acendeu o alerta em mais países da Europa e também no Brasil.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que o assunto chegou ao conhecimento da área competente na quarta-feira (13). A agência acrescentou que uma equipe está se reunindo com os organismos de certificação e os laboratórios para organizar uma supervisão de mercado. 

A Bélgica informou nesta quinta-feira (14) que vai revisar os riscos à saúde relacionados ao smartphone da Apple, lançado em 2020. A Apple lançou o iPhone 15 na terça-feira (12) e contesta as alegações das autoridades francesas, negando que haja riscos à saúde, alegando que o modelo foi certificado por vários organismos internacionais como compatível com os padrões de radiação.

Testes

Os problemas de radiação no Iphone 12 foram detectados em dois testes realizados pela França por laboratórios credenciados. Os testes revelaram que o modelo emite mais ondas eletromagnéticas absorvidas pelo corpo do que é permitido.

OMS

Nas últimas duas décadas, pesquisadores realizaram um grande número de estudos para avaliar os possíveis riscos à saúde pelo uso dos telefones celulares. Mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nenhum efeito adverso foi estabelecido como sendo causado pelo uso desses aparelhos.

 

Com informações de O Globo