De quem é a culpa da iminente tragédia em Maceió?
02/12/23 – O risco de acontecer um acidente de grande proporção em Maceió, capital de Alagoas, atinge em cheio o governo Lula, com grande chance de acontecer uma CPI no Congresso para investigar quem são os responsáveis pela iminente tragédia anunciada desde 1979, sem que nenhuma autoridade dos 3 poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – tomasse providência.
Mais de 55 mil desabrigados
A situação é alarmante, com risco de afundamento do solo devido a mineração de sal-gema pela empresa Braskem em área urbana de, ao menos, 5 bairros da capital alagoana: Bom Parto, Bebedouro, Mutange, Pinheiro e Farol. Cerca de 55 mil moradores estão desabrigados e foram realocados.
O fenômeno que ocorre em Maceió é conhecido como sinkhole, quando uma enorme cratera surge do afundamento da superfície, devido ao esvaziamento do subsolo. Já foram desocupados 14 mil imóveis e a previsão é que 200 mil habitantes sejam impactados.
Sem dúvida, trata-se de um crime ambiental com repercussão internacional, mas também existem fortes interesses políticos e econômicos por trás das cortinas para evitar a punição dos verdadeiros culpados.
Redação / Bahia40graus