Bahia deve receber 6,5 milhões de turistas no verão
22/12/23 – A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) estima que 6,5 milhões de visitantes deverão circular pelo território baiano na alta estação, injetando R$ 9,8 bilhões na economia.
A temporada de verão 2023/2024 foi aberta, nesta sexta-feira (22), e a projeção é bastante animadora. No extremo sul, as cidades de Porto Seguro e Prado têm grande expectativa para o verão.
No verão passado, foram 6,2 milhões de turistas no Estado e R$ 9 bilhões de receita. A previsão de crescimento no fluxo se deve ao aumento contínuo nos índices do turismo, desde 2021, com números acima da média nacional, e às informações das companhias aéreas e agências de viagens sobre a grande demanda de procura por destinos baianos.
“A Bahia se preparou para superar os números do verão passado, com ações estruturantes, capacitação profissional, qualificação de serviços, promoção das 13 zonas turísticas e captação de novos voos. Esse pacote de iniciativas credenciou o estado a registrar um alta temporada recorde em movimentação turística”, pontua o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Destinos mais procurados
Os destinos baianos mais buscados por turistas estão localizados no litoral:
1 – Salvador (Baía de Todos-os-Santos)/
2 – Praia do Forte (Costa dos Coqueiros);
3 – Morro de São Paulo (Costa do Dendê);
4 – Itacaré e Ilhéus (Costa do Cacau)
5 – Porto Seguro (Costa do Descobrimento)
6 – Lençóis e Mucugê (Chapada Diamantina).
Os brasileiros representam 89,5% dos turistas que escolhem a Bahia, tendo São Paulo e Rio de Janeiro como os maiores pólos emissores; os estrangeiros são 10,5%, com liderança de argentinos, seguidos de espanhóis, franceses e italianos.
Para quem pretende chegar à Bahia de avião, o estado tem conectividade aérea com todas as regiões do Brasil e com a América do Sul (Argentina, Chile e Uruguai) e Europa (Portugal e Espanha). Do continente europeu também partem voos fretados da Polônia. Para atender à grande demanda durante a alta temporada, empresas de aviação já abriram dezenas de voos extras para os aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus.
Redação / Bahia40graus