Lula compara israelenses aos nazistas e promove crise diplomática
19/02/24 – Pegou muito mal para o Brasil a declaração do presidente Lula (PT) comparando a reação de Israel contra os terroristas do Hamas ao holocausto nazista. O grupo extremista Hamas disse no domingo (18) que “aprecia” a declaração do presidente Lula sobre a guerra contra Israel.
Houve imediata reação do governo de Israel e de toda a comunidade judaica à fala de Lula. Foi uma declaração desprezível do petista, que reduz a história dos judeus na 2ª guerra. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chegou a dizer que o presidente brasileiro “desonrou” a memória dos judeus mortos pelo regime de Hitler na 2ª guerra.
Hamas x Israel
O Estado de Israel foi atacado pelos terroristas do Hamas, que mataram centenas de civis inocentes e sequestraram mais de 200 pessoas de diversas nacionalidades, a maioria judeus. O governo israelense reagiu usando as forças armadas e até hoje caça os terroristas, principalmente, na Faixa de Gaza (Palestina) onde o Hamas se esconde, usando civis, escolas e hospitais de escudo.
A propósito, Lula nunca comentou o massacre dos civis ucranianos pelo ditador russo Putin; nem do massacre de venezuelanos pela ditadura de Maduro.
Geraldinho Alves / Bahia40graus