Ainda sem ter o júri popular marcado o assassinato dos professores em Porto Seguro vai completar 15 anos
Justiça tardia é injustiça. A impunidade é o câncer do Brasil.
11/07/24 – O assassinato de 2 professores da APLB – Álvaro Henrique e Elisney Pereira – em Porto Seguro, vai completar no dia 17 de setembro 15 anos de impunidade, apesar do juiz da Comarca local à época ter sentenciado à júri popular os acusados pelo Ministério Público, após conclusão do inquérito policial.
Entre os acusados está o publicitário Edésio Lima Dantas, que alega ser inocente e é constantemente lembrado pela imprensa e por protestos da APLB na região da Costa do Descsobrimento. Ele era o braço direito do então prefeito Gilberto Abade (PSB). Edésio também era dirigente do PSB da Bahia e foi assessor parlamentar da deputada federal Lídice da Mata, quadro histórico do PSB. Por sinal, Lídice foi testemunha de defesa do publicitário.
Andamento
O juiz André Strogenski, afastado em recente operação da Corregedoria do TJ-BA, assumiu a Vara Crime de Porto Seguro após a sentença de júri popular do antecessor, mas não realizou o julgamento e enviou o processo para o Tribunal de Justiça, em Salvador, onde está até hoje adormecido. Os motivos do envio do caso para o TJ-BA na capital são desconhecidos e cercado de especulações.
Cercado de políticos
Enquanto isso, o duplo homicídio faz aniversário e as famílias dos professores Álvaro e Elisney sofrem uma dolorosa e longa espera por justiça.
O acusado de ser o mandante do crime, Edésio Lima, circula livremente nos bastidores da política da região, sendo consultor político em Cabrália, Itapebi, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Pelo visto, ao menos os políticos que contratam Edésio ou a agência e produtoras que ele indica parece que não acreditam que o publicitário de Euclides da Cunha seja culpado.
Mas alguém mandou matar os professores da APLB em Porto Seguro – com requintes de crueldade – no dia 17 de setembro de 2009, quem teria sido? O júri popular precisa ser realizado.
Geraldinho Alves / Bahia40graus