Campanha em Teixeira terá todos contra o prefeito
05/08/24 – O prefeito de Teixeira e Freitas, Marcelo Belitardo (União Brasil), é unanimidade na cidade quando se trata de qual o adversário a ser batido nas eleições de outubro, tanto pelos candidatos da esquerda, quanto pelo único candidato da direita bolsonarista.
Marcelo vem pra campanha de mãos dadas com ACM Neto, mas seu governo também favorece ao PT e ao PSB. É um governo dupla face ou sem personalidade. A conveniência é a ideologia de Marcelo, que trocou a profissão de médico para ser um político sem graça nem carisma. Ele também trocou a esquerda pela direita para se eleger. Uma coisa está clara, Marcelo Belitardo é um oportunista.
Na oposição, o coronel França (PL) é o único candidato da direita bolsonarista no cenário. Suplente de deputado, o coronel é franco-atirador na sucessão municipal. Ele deve assumir uma vaga na Assembleia Legislativa em 2025. Tem poucas chances de vencer, salvo uma reviravolta no cenário.
O ex-deputado Uldurico Pinto Júnior (MDB) recebeu a preferência do governador por influência direta de Geddel Vieira Lima. Ganhou a adesão de Léo Brito (Avante), mas os outros dois candidatos da base aliada Raíssa de João Bosco (PT) e Eujácio Dantas (PSD) ainda estão reticentes. Quanto mais candidatos disputando melhor para o prefeito.
Marcelo Belitardo conta com a máquina da prefeitura e tem obras realizadas. Por enquanto, não há em Teixeira nenhuma pesquisa registrada para medir o tamanho dos candidatos.
2026
O pano de fundo da disputa eleitoral em Teixeira é a velha polarização na Bahia: o PT e aliados contra ACM Neto e a direita. Vai ser assim em quase todo o estado. O objetivo do PT é aniquilar a força política do neocarlismo.
Geraldinho Alves / Bahia40graus