Quociente eleitoral e a disputa pelas 17 vagas na Câmara de Vereadores de Eunápolis

Compartilhe

28/09/24 – Com a renúncia em bloco de 13 candidatos a vereador do PP, nesta sexta (27), Eunápolis tem agora 266 candidatas e candidatos concorrendo às 17 vagas da Câmara Municipal, com 17 partidos: PSD (Robério), Avante (Neto Guerrieri), Novo (Marta),  União Brasil, Podemos, Republicanos, Mobiliza, PMB, Federação PT, PCdoB e PV (Isac), Agir, Solidariedade, Federação PSDB/Cidadania, PRD, DC, PL e Federação Psol/Rede (Firmino).

Quociente eleitoral

Para preenchimento das vagas no legislativo municipal aplica-se o quociente eleitoral, calculado dividindo-se a quantidade de votos válidos por 17. Na estimativa para Eunápolis o quociente eleitoral está previsto para ficar em torno de 3.500 votos. Com variação para mais ou para menos. 

Primeiro, as vagas são preenchidas pelos partidos que atingirem o quociente eleitoral, sendo que na votação nominal o vereador terá de ter no mínimo 10% do quociente: 350 votos. 

As sobras

Além de eleger vereador atingindo o quocienete eleitoral, as vagas da Câmara podem ser preenchidas pelas sobras, vagas residuais. Para essas vagas, serão eleitos vereadores de partidos que obtiverem as maiores médias de votação.

 

Redação / Bahia40graus