Eunápolis: quem vai comandar a Câmara de Vereadores?
Está intensa a disputa pelo comando da Câmara de Vereadores de Eunápolis, entre os grupos do prefeito eleito, Robério Oliveira (PSD) e o grupo de Ronaldo Carletto (Avante). Oficialmente, os 2 políticos não se metem na eleição do legislativo, mas…
Os 2 vão precisar ganhar com um presidente 100% de confiança. Quem será? Entre os principais nomes da disputa estão Valdiran Marques (PSD) e Jorge Maécio (Avante), que mira o 3º mandato na presidência da Casa.
1 – Valdiran Marques (PSD) retiorna à Casa pelo time de Robério, mas já foi o principal articulador político de Neto Guerrieri (Avante) de 2012 a 2016. Marchando até 2018 com o ex-prefeito. Será que tem o coração dividido?
2 – No time de Carletto, o atual presidente Jorge Maécio (Avante) é o mais articulado, ainda mais que a Câmara reelegeu 7 vereadores, mesmo com muitos edis passando 4 anos oscilando entre a base governista e a oposição;
3 – O terceiro interessado na disputa é o governo municipal. A prefeita Cordélia (União) ainda tem contas para ser julgadas na Câmara. Precisa ter na Casa, ao menos, 6 vereadores (margem de segurança) para aprovar suas contas;
4 – O apoio do grupo da prefeita a Neto Guerrieri (Avante) na eleição de outubro passa por essa futura votação;
5 – Há rumores de que os vereadores eleitos diretamente ligados a Guerrieri devem aprovar as contas da prefeita.
Prorrogação e pênaltis
Na hora H, a disputa pela presidência da Câmara vai ser dura. Por enquanto, existem muita dissimulação, juras de amor e promessas. Tudo especulação. A disputa só se define mesmo no dia da eleição da mesa diretora, nos minutos finais da prorrogação ou nos pênaltis.
Geraldinho Alves / Bahia40graus
Foto – Urbino Brito / Nossacara