Além de Bolsonaro, presidente do PL e mais 35 também são indiciados por plano golpista
A Polícia Federal concluiu o inquérito da trama golpista de 2022 e indiciou, nesta quinta (21), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-ministro da Defesa, general Braga Netto (PL), e mais 35 suspeitos de planejarem o golpe de estado para impedir a posse do presidente Lula, eleito em 2022. A maioria dos indiciados (25) são militares.
Outros
O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, também foi indiciado, junto com ex-diretor da Abin (Agência de Inteligência), Alexandre Ramagem (hoje deputado federal) e o ex-ministro do Gabinete de Segurança de Bolsonaro, general Heleno.
O inquérito da PF foi enviado para o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no STF. O indiciamento aponta 37 nomes como suspeitos dos crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. Ainda não se sabe se o ataque golpista em Brasília aos 3 Poderes, de 8 de janeiro de 2023, faz parte da trama investigada pela Polícia Federal.
Bolsonaro inelegível
Declarado inelegível pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 2030 por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral, o ex-presidente foi indiciado neste ano pela Polícia Federal em três inquéritos: sobre as joias; a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19 e, agora, a tentativa de golpe de Estado. Caso seja processado e condenado pelos crimes ligados à trama golpista de 2022, Bolsonaro poderá pegar uma pena de até 28 anos de prisão e ficar inelegível por mais de 30 anos.
Contraditório
Nas redes sociais, o ex-preisdente Jair Bolsonaro criticou a condução do processo no STF pelo ministro Alexandre de Moraes. “O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, postou Bolsonaro.
LISTA COMPLETA DE INDICAIDOS
Alexandre Castilho Bitencourt Da Silva
Alexandre Rodrigues Ramagem
Almir Garnier Santos
Amauri Feres Saad
Anderson Gustavo Torres
Anderson Lima De Moura
Angelo Martins Denicoli
Augusto Heleno Ribeiro Pereira
Bernardo Romao Correa Netto
Carlos Cesar Moretzsohn Rocha
Carlos Giovani Delevati Pasini
Cleverson Ney Magalhães
Estevam Cals Theophilo Gaspar De Oliveira
Fabrício Moreira De Bastos
Filipe Garcia Martins
Fernando Cerimedo
Giancarlo Gomes Rodrigues
Guilherme Marques De Almeida
Hélio Ferreira Lima
Jair Messias Bolsonaro
José Eduardo De Oliveira E Silva
Laércio Vergilio
Marcelo Bormevet
Marcelo Costa Câmara
Mario Fernandes
Mauro Cesar Barbosa Cid
Nilton Diniz Rodrigues
Paulo Renato De Oliveira Figueiredo Filho
Paulo Sérgio Nogueira De Oliveira
Rafael Martins De Oliveira
Ronald Ferreira De Araujo Junior
Sergio Ricardo Cavalieri De Medeiros
Tércio Arnaud Tomaz
Valdemar Costa Neto
Walter Souza Braga Netto
Wladimir Matos Soares
Redação / Bahia40graus
com informações da Folha de S.Paulo – e Metropoles