Abuso de álcool mata 12 pessoas por hora no Brasil
Um estudo divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no começo de novembro, feito pelo pesquisador Eduardo Nilson, pós-graduado em ciências biológicas pela UnB (Universidade de Brasília), revela que o abuso no consumo de álcool é uma “emergência de saúde pública” no Brasil.
Segundo o levantamento, divulgado no site Poder 360, o país gastou R$ 1,1 bilhão relativo a custos federais diretos com hospitalizações e procedimentos ambulatoriais no SUS (Sistema Único de Saúde), relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas.
O estudo apurou que em 2019 no Brasil houve um total de 104,8 mil óbitos por conta do abuso no consumo de álcool, o que dá uma média de 12 óbitos por hora.
BEBEDORES ABUSIVOS
Segundo dados oficiais, o padrão de consumo de 18,4% da população brasileira é de bebedor abusivo. Entre os homens, esse percentual é de 25,6%. Em 2010, esse número era de 27%. A ingestão de bebida alcoólica entre as mulheres, no entanto, aumentou nesse período. Em 2010, 10,5% delas tinham um consumo abusivo. Em 2021, esse percentual subiu para 12,7%.
Redação / Bahia40graus
