Jânio Natal admite que pode perder noTSE e cria narrativa pra justificar
Entrevistado na rádio Porto Brasil FM, no programa do provável seu novo parceiro político, Ubaldino Júnior (MDB), nesta segunda-feira (9), o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), deixou claro que pode perder no TSE, o que significa ter uma nova eleição na cidade. Antes, o grupo janista não admitia a possibilidade. Hoje, uma nova eleição está no horizonte.
Mas na entrevista Jânio criou a narrativa de que pode perder porque é do PL, partido de Bolsonaro. Narrativa furada. Se perder será, única e exclusivamente, porque infringiu a legislação eleitoral ao disputar 3 eleições seguidas (mesmo em cidades diferentes) – 2016 (Belmonte), 2020 e 2024 (Porto), como demonstra o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral pedindo ao TSE a cassação do registro da candidatura de Jânio. Caso o TSE atenda o pedido da Procuradoria Geral Eleitoral, mesmo que Jânio seja diplomado prefeito, o efeito do julgamento é imediato. Se acontecer antes de 1º de janeiro, Jânio não assumirá o mandato.
O julgamento de Jânio no TSE ainda não tem data marcada, mas deve acontecer antes do recesso de fim de ano. O cenário eleitoral de uma 2ª eleição em Porto Seguro é muito interessante. Mas vamos deixar pra comentar depois, caso venha acontecer.
Geraldinho Alves / Bahia40graus
