PTB histórico é resgatado e sai das mãos dos bolsonaristas
O presidente estadual do PTB na Bahia, Marcelo Barreto, em entrevista esclarecedora ao programa ‘Isso é a Bahia’, na rádio A Tarde FM, contou a saga do histórico PTB, que está voltando ao cenário político eleitoral, após um período distante da linha ideológica original quando ficou sob controle da extrema direita bolsonarista, como os folclóricos Roberto Jefferson e Padre Kelmo.
Getúlio e Brizola
O PTB é o Partido Trabalhista Brasileiro, historicamente ligado às lutas trabalhistas como CLT, FGTS e 13º salário, que teve como ícones políticos do naipe de Getúlio Vargas, Leonel Brizola e João Goulart. E tem hoje também o filho do ex-presidente João Goulart entre os entusiastas do retorno da legenda.
Marcelo informou que o PTB precisa obter 500 mil assinaturas em todo o país para que possa ser reconhecido como partido pelo TSE. Na Bahia, ele disse que já conseguiu 15 mil assinaturas, mas que a legenda tem estrutura em praticamente todo o Brasil, graças a articulação do ex-deputado federal Vivaldo Barbosa, hoje presidente nacional, que resgatou a legenda juridicamente junto ao TSE. A ideia do PTB é se alinhar como partido de centro-esquerda, lançando candidatos nas eleições de 2026.
Redação / Bahia40graus
