Eunápolis: o hospital em calamidade na TV
O Hospital Regional de Eunápolis apareceu na TV nesta terça (28), em mais uma ótima reportagem da repórter Taísa Moura da TV Santa Cruz. Mostrou imagens da calamidade que motivou o Decreto de Emergência publicado pela Prefeitura, após uma auditoria da Sesab a pedido do Ministério Público (MP).
São cenas lamentáveis, que somadas às imagens da frota da prefeitura sucateada e do abandono da Policlínica Municipal, mostra um grande descaso com o patrimônio público.
Imagem TV Santa Cruz
Recomendações do MP
A reportagem da TV informou que o Ministério Público fez recomendações para sanar os problemas encontrados no Hospital Regional: composição das equipes de atendimento; compra de insumos e medicamentos; melhorias na estrutura e regularização dos pagamentos.
E agora?
Mas será que a calamidade na Saúde Pública de Eunápolis vai punir alguém ou vai ficar só no espetáculo midiático? Trabalho para o Ministério Público aprofundar investigações, para a Câmara de Vereadores convocar os responsáveis para explicar o descaso, enfim…
Investiguem
É preciso mostrar os contratos do hospital na gestão passada. Analisá-los bem. Ver as nomeações, as compras. Todas as despesas. Quem se beneficiou? Ver as compras de medicamentos, de alimentos, insumos, material penso. Cabe uma rigorosa auditoria. Vai ter?
Pensando bem, pode ser que tudo ainda seja apenas a ponta do iceberg.
Geraldinho Alves / Bahia40graus