Os dilemas da Educação em Eunápolis hoje
As 36 escolas da rede municipal de ensino e suas extensões vão receber os alunos para o ano letivo de 2025, cujas aulas começam nesta segunda-feira (16). Faltam dados: total de alunos matriculados, média da faixa etária, quantos professores, qual a grade curricular adotada, quantos dias terá o ano letivo? t
1 – A Secretaria de Educação garantiu que todos alunos terão merenda e transpporte escolares de qualidade. Que seja assim durante toda a gestão!
2 – Quanto as reformas de escolas que precisaram de reparos, a Secretaria informou que os trabalhos estão em fase final, mas não listou quais escolas, quantos alunos ficarão sem começar o ano letivo neste início;
3 – Por sinal, a APLB ainda não se manifestou quanto às condições das escolas este ano. Vamos torcer para que todas as escolas cheguem a 100% como sempre exigiu a APLB;
4 – Também cabe destacar que as escolas da rede municipal estarão recebendo na segunda-feira mais de 300 novos profissionais da Educação, aprovados no recente processo seletivo realizado pela pasta. O ano letivo está começando sem carência de pessoal. Enfim!
Qualidade do ensino
Mas Eunápolis precisa melhorar muito a qualidade de ensino. O Ideb (índice que mede a qualidade de ensino) ainda é muito baixo. Todos os profissionais da Educação, agora sob comando de uma ex-dirigente sindical da APLB, precisam mostrar que também têm compromisso com o ensino público, assim como está demonstrando a vontade política do prefeito Robério, investindo na qualidade da Educação e apostando no futuro da juventude eunapolitana.
O prefeito mostrou visão e coragem ao colocar uma secretária que tem no currículo político apenas lutas sindicais de avanços salariais para os professores, pouca trajetória pedagógica, nenhuma experiência no setor público como executiva. Agora, Jovita precisa mostrar que é capaz e dar um salto na trajetória.
Chega de faz de conta
É bom ressaltar que, nos tempos atuais, a Educação vai muito mais além do que a sala de aula e o ensino ‘quadrado’, já defasado. Chega do professor fazer de conta que ensina e aluno fazer de conta que aprende. A sociedade precisa dar as mãos nessa caminhada por uma Educação de verdade em Eunápolis!
Geraldinho Alves / Bahia40graus