Referência internacional na luta pelos direitos dos povos indígenas e pela preservação ambiental, o cacique caiapó Raoni Metuktire recebeu das mãos do presidente Lula, nesta sexta, 4 de abril, a condecoração da Ordem Nacional do Mérito, no grau Grã-Cruz – o mais alto da honraria concedida pelo governo brasileiro.
A cerimônia foi realizada na Aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, no estado de Mato Grosso.
Em sua fala, Lula exaltou o legado de Raoni: “De tempos em tempos, a experiência humana é contemplada com o nascimento de seres extraordinários, homens e mulheres que dedicam suas vidas à defesa do planeta e de seus povos”, afirmou o presidente, qualificando o cacique como “um dos grandes nomes da história”.
Na sua vez, Raoni falou em sua língua nativa, traduzido por um intérprete, destacando a importância da preservação da cultura indígena e dos territórios tradicionais. Ele também criticou os planos de exploração de petróleo na região da foz do rio Amazonas. “Estou sabendo que, na Foz do Amazonas, o senhor está pensando no petróleo que tem lá debaixo do mar. Eu penso que não. Porque essas coisas, da forma como estão, garantem que a gente tenha um meio ambiente, a terra com menos poluição e menos aquecimento”, disse Raoni, em fala direcionada a Lula.